fbpx

Habilidades do Século XXI como prioridade na educação de nossas crianças

Show all

A escola tem como missão , transformando-o em líder em seu processo de desenvolvimento.

Com o objetivo único de oferecer ao estudante uma experiência de aprendizado que permita o real engajamento e motivação, algo que prevalece desde nossa fundação até os dias atuais, a WAY American School proporciona oportunidades de aprendizado que encorajam o desenvolvimento das Habilidades do Século XXI, base do nosso programa de High School.

Em um mundo que continua a mudar cada vez mais rápido, como é que poderíamos preparar nossas crianças para o mercado de trabalho 10 anos no futuro? Sem saber quais serão as profissões que irão surgir e se destacar até lá, por exemplo? O melhor caminho, acreditamos, é ajudar essas crianças a desenvolver habilidades que serão essenciais para eles independente de que caminho eles sigam no futuro.

Andreas Schleicher, diretor de educação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) acredita que no século XXI o que precisamos são pessoas versáteis, que são capaz de utilizar suas competências a seu favor em diferentes situações e experiências, ajudando assim a continuar o seu próprio crescimento, desenvolvendo novas competências e assumindo papeis novos e mais importantes no trabalho e na sociedade.  É nesse caminho que seguimos na WAY,  criando oportunidades para desenvolver competências que são capazes de dar aos nossos estudantes a oportunidade de serem bem sucedidos no que quer que eles escolham fazer.

Alguns bons exemplos de Habilidades do Século XXI são:

  • Raciocínio Crítico e Solução de Problemas
  • Colaboração por Redes e Liderança por Influência
  • Agilidade e Adaptabilidade
  • Iniciativa e Empreendedorismo
  • Comunicação Oral e Escrita Efetiva
  • Capacidade de Averiguar e Analisar Informações
  • Curiosidade e Imaginação

O desenvolvimento dessas habilidades está na base da metodologia ativa que usamos em nosso programa, chamada de Aprendizado Baseado em Projetos (Project-Based Learning em inglês, ou PBL). No PBL, os estudantes desenvolvem projetos que têm por objetivo responder uma pergunta-chave sobre problemas reais do mundo ou questões complexas da sociedade contemporânea. Cada projeto tem duração variável, que vai de uma semana até um semestre. Após sua conclusão, os projetos são apresentados pelos alunos a uma audiência real, proporcionando o desenvolvimento dessas habilidades essenciais, como pensamento crítico, criatividade e comunicação interpessoal.

Esses projetos tornam nossos alunos cidadãos mais bem preparados para os desafios do Século XXI, aprendendo por meio da colaboração, engajados na resolução de problemas e liderando por influência. Tudo em um ambiente não-competitivo que promove autonomia ao mesmo tempo em que garante total proficiência em inglês. Nossos alunos estão melhor preparados culturalmente para frequentar e ter sucesso em universidades nos EUA, em outros países, ou mesmo em nossas melhores universidades no Brasil, sabendo que suas habilidades de resolução de problemas e idiomas são de alto nível.

Apesar de sabermos da necessidade de desenvolver Habilidades do Século XXI nos jovens que vão enfrentar um mercado de trabalho imprevisível, pouco tem sido feito para mudar a forma como as escolas lidam com esse desafio. Acreditamos que o PBL oferece aos alunos um ambiente mais envolvente para o desenvolvimento de habilidades de autonomia e resolução de problemas. Provamos ao longo dos anos que essa abordagem é muito eficaz para aumentar o engajamento e os resultados acadêmicos, com pontuações médias no SAT (o principal processo seletivo para universidades americanas) e GPA (nota média do ensino médio) mais altas do que outras escolas nos Estados Unidos.

Uma abordagem do Século XXI garante que os alunos tenham a compreensão e a competência necessárias para florescer e ter sucesso no mundo real em que estamos, hoje e no futuro.