fbpx

O que Tiradentes têm a ver com os fundadores dos Estados Unidos?

Show all

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes participou da Inconfidência Mineira, movimento separatista que foi desmascarado em 1789. Mas você sabia que existe uma relação entre os inconfidentes e os fundadores dos Estados Unidos?

A Inconfidência Mineira foi uma conspiração elaborada por moradores das Minas Gerais no final do século 18 com o objetivo de declarar a independência da região. Os inconfidentes eram muito influenciados pelos ideais iluministas que levaram à Revolução Francesa em 1789, mesmo ano em que Tiradentes e os inconfidentes foram presos.

O que poucos sabem é que eles se inspiravam também nos fundadores dos Estados Unidos, que poucos anos antes (em 1776) tinham declarado a independência em relação à Inglaterra.

Os inconfidentes inclusive se reuniram em 1786 com Thomas Jefferson em Paris. Jefferson foi um dos pais fundadores dos EUA e na época era embaixador na França. Ele chegou a afirmar que uma revolução vitoriosa no Brasil ““não seria desinteressante para os Estados Unidos“, mas disse que eles teriam que conquistar a independência sem apoio dos americanos. Jefferson tinha medo de criar mais problemas com a Inglaterra, já que os ingleses eram os principais aliados de Portugal naquela época.

Como sabemos, a Inconfidência acabou não dando certo. Seus principais membros foram presos e o mais famoso deles, Tiradentes, foi condenado à morte em 1792. Seus ideais, entretanto, são celebrados no Brasil desde a Proclamação da República em 1889.