fbpx

Diretor da WAY fala sobre uso de tecnologia em sala de aula

Show all

Está cada dia mais claro que a tecnologia e a educação precisam andar juntas. Isso ficou ainda mais evidente com a pandemia, que forçou estudantes do mundo todo a estudarem de casa. Foi aí que vimos o quanto era necessário que nossos estudantes tivessem acesso a computadores, internet e ferramentas educacionais para manter seu aprendizado.

O projeto Escola Inovadora, que está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Jundiaí, com investimento de R$ 12 milhões em tecnologia na rede municipal de ensino, é um passo na direção certa, pois dá a oportunidade para que estudantes da rede pública possam usar essas ferramentas a seu favor em sala de aula, e também a aprender a utilizá-los fora dela. O que eles estão fazendo em Jundiaí é próximo do que vimos acontecer em diversos distritos escolares dos estados unidos, onde programas educacionais como a Centric Learning, ou o WAY Program, em Michigan, empoderam estudantes das redes públicas e particulares a alcançarem o sucesso.

Thiago Reis, Diretor Executivo da WAY American School comentou o assunto, dando ênfase à importância da tecnologia na educação atualmente.

Como a adoção de soluções tecnológicas em instituições de ensino podem melhorar o aprendizado dos educandos?

A maneira como aprendemos mudou muito nos últimos anos. Hoje, qualquer informação ou dado que está em um livro didático, por exemplo, pode ser encontrado na internet. Mas será que nossos alunos sabem fazer essa busca? Será que eles sabem usar a internet a seu favor? 

Por isso é importante que educação e tecnologia andem juntos, e que nós ensinemos aos estudantes como fazer bom proveito dessa união. Um bom estudante hoje não é exatamente o que sabe tudo, mas aquele que sabe como encontrar as respostas para qualquer dúvida ou problema.

A educação está transitando do modelo tradicional, em que estudantes apenas recebem informações em sala de aula, para um modelo que coloca os estudantes no centro, como protagonista do seu próprio aprendizado, através de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos. Ao definir situações e problemas e oferecer aos estudantes as ferramentas tecnológicas e o conhecimento para que eles busquem as soluções, nossas escolas e professores estão ajudando a formar cidadãos melhor preparados para uma sociedade e um mercado de trabalho em mudança constante.

Quais são as ferramentas mais propícias para isso? E quais são as apostas para o futuro?

O primeiro passo normalmente é um computador com acesso a internet., porque com isso estudantes já são capazes de pesquisar, aprender e colocar esse aprendizado em prática, seja escrevendo, gravando áudios e vídeos, ou criando imagens, blogs, etc.

Os chromebooks se tornaram muito populares em projetos como esse, porque apresentam valores acessíveis e um sistema operacional com diversas ferramentas disponíveis. Nossos alunos utilizam chromebooks diariamente, em conjunto com nossa plataforma educacional Centric, onde escolas e professores podem criar conteúdos para alunos desenvolverem online. Há diversas plataformas educacionais disponíveis hoje, como o Google Classroom, que possui uma versão gratuita que pode ser acessada por qualquer pessoa.

Sabemos também que existem diversas EdTechs que estão crescendo no mercado com ferramentas ainda mais inovadoras, que estão tentando moldar o futuro da educação. Recentemente começou-se a falar muito sobre o metaverso – a possibilidade de se criar mundos virtuais que podem ser explorados de várias formas. Uma maneira de usar essa tecnologia é criando modelos virtuais do corpo humano para as aulas de biologia, que podem ser explorados em detalhes, ou então fazendo uma réplica de grandes cidades da antiguidade, como Atenas e Roma, e acompanhar de perto as características que as tornaram tão marcantes para nossa história.

Uma coisa que não pode ficar de fora desse avanço da tecnologia no ramo da educação, por fim, é encontrar maneiras de levar essas novidades para todas as pessoas, para que todos os estudantes tenham a oportunidade de alcançar o sucesso. Esse provavelmente é o maior dos desafios para o futuro próximo.